Consumo mundial de suco de laranja caiu 15,2% em 10 anos, diz estudo
São Paulo, 23 jul (EFE).- O consumo mundial de suco de laranja caiu 15,2% entre 2004 e 2014 como consequência da expansão de outras bebidas não alcoólicas e a perda do hábito de tomar café da manhã, apontou na quinta-feira (24) um estudo da Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (Citrus BR).
O relatório indica que a redução equivale a cerca de 1,6 colheita brasileira, que em 2014 permitiram a produção de 279 milhões de caixas de suco de laranja, com 95% delas destinadas ao mercado estrangeiro.
A entidade assinalou que para enfrentar essa redução pretende realizar campanhas orientadas a médicos e nutricionistas, com o propósito de fomentar o saudável consumo da bebida, principalmente na Europa, destino de 71% do suco de laranja brasileiro.
No Brasil, os produtores esperam uma redução da carga de impostos para o suco "100% integral", tanto de laranja como de uva e coco.
O estudo coincidiu com outro divulgado hoje pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos sobre o mercado mundial de cítricos e que indica que o Brasil deverá ter uma queda de 10% de sua produção de laranjas, como consequência da seca que afetou o país.
Nesse sentido, a produção de suco de laranja calculada pelo órgão americano será de 23%.
O Brasil responde atualmente por cerca de 57% da produção mundial de laranja e, aproximadamente, por 81% do comércio internacional, segundo dados do setor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.