IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OMC aprova adesão de Cazaquistão como 162º membro do organismo

27/07/2015 14h03

Genebra, 27 jul (EFE).- O Conselho Geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), principal órgão decisório do organismo, aprovou nesta segunda-feira por unanimidade a adesão do Cazaquistão como 162º membro do organismo que rege o comércio mundial.

Após quase 20 anos de negociações, a adesão do país euroasiático foi confirmada com a votação do plenário.

O ato será complementado com a assinatura formal do protocolo de adesão pelo presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, e pelo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo.

"Como nosso presidente disse, nós estamos comprometidos a continuar liberalizando nossa economia. E faremos isso também com as remodelações que continuaremos fazendo para poder entrar na OMC", disse o ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Erlan Idrissov em entrevista coletiva.

Ele lembrou que no começo da década de 90 seu país estava entre as últimas nações da esfera soviética, "e agora somos a segunda economia dessa mesma região, atrás somente da Rússia".

A ministra de Integração Econômica, Zhanar Aitzhanova, assumiu "que muito deve ser feito" para liberalizar a economia, mas explicou que para se adaptar às normas da OMC, eliminarão "o quanto antes for possível todos os subsídios aos produtos industriais".

E lembrou que 98% do comércio cazaque é feito com nações que já são membros da OMC, e 50% com países da União Europeia.

Aitzhanova confirmou que seu país espera crescimento de 1,5% do PIB em 2015.

O Cazaquistão solicitou a adesão à OMC em 29 de janeiro de 1996, e para isso negociou durante anos para adequar suas tarifas e outros impedimentos comerciais aos acordos do organismo mundial.

No entanto, no meio do processo, o país decidiu fazer parte da União Econômica Euroasiática e teve que adotar as normas e padrões desta união aduaneira.

A União Econômica Euroasiática é formada por Armênia, Belarus, Cazaquistão e Rússia.

Este fato fez com que o país tivesse que renegociar de novo tudo o que havia sido estipulado anteriormente, e desacelerou o processo de acesso à OMC.

Em meados de junho esse processo terminou e a OMC e o Cazaquistão assinaram uma minuta de acordo.

Astana deve agora ratificar o protocolo de adesão, "o que espero que aconteça nos próximos meses, para que possamos celebrar o Cazaquistão como o membro número 162 da OMC na reunião ministerial de Nairóbi em dezembro", afirmou Azevêdo.

"A adesão do Cazaquistão nos aproxima mais do centro da Ásia Central", acrescentou o diretor-geral.

Há 21 países que negociam acesso à OMC, entre eles as repúblicas ex-soviéticas do Azerbaijão, Belarus e Uzbequistão. A Rússia faz parte da OMC desde 2012.