IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Toyota cede liderança mundial em venda de automóveis para Volkswagen

28/07/2015 10h33

Tóquio, 28 jul (EFE).- O fabricante japonês de veículos Toyota Motor cedeu, perante o retrocesso de suas vendas no Japão, pela primeira vez em três anos a liderança na comercialização mundial de veículos, título que agora recai sobre o Grupo Volkswagen.

A empresa com sede em Aichi (centro do Japão) publicou nesta terça-feira seus dados de vendas de janeiro-junho, que mostraram um retrocesso anual de 1,5% até somar 5,02 milhões de unidades.

O dado está abaixo dos do grupo multinacional alemão, que apesar de vender 0,5% menos em dito período, alcançou os 5,04 milhões de veículos comercializados segundo os números divulgados pela empresa em 17 de julho.

A Toyota perdeu a liderança pela primeira vez em três anos, apesar dos bons dados de rendimento comercial em seu mercado mais importante, América do Norte.

O retrocesso global corresponde principalmente à queda de vendas em seu segundo mercado, Japão, onde o volume diminuiu 9,7% anual nos primeiros seis meses de 2015 até 1,12 milhões de unidades.

Das três marcas de Toyota, a que experimentou um maior retrocesso até junho foi a Daihatsu, que teve uma queda nas vendas de 12,7% no mundo e de 13,4% no Japão.