IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Argentina pede que empresários não se assustem com desvalorização do peso

29/07/2015 14h31

Buenos Aires, 29 jul (EFE).- O governo argentino pediu nesta quarta-feira aos empresários que não se assustem e não afastem os investidores com o fantasma da desvalorização e garantiu que a depreciação do real e a queda das bolsas chinesas não significa que haverá alguma "mudança drástica" para a economia argentina.

"É preciso sermos prudentes e não ter reações exageradas que tragam mais problemas em plena época eleitoral. Queremos transmitir tranquilidade aos argentinos. Não acontece nada na Argentina que precise de uma mudança drástica", apontou hoje o ministro da Economia, Axel Kicillof, durante uma entrevista ao canal televisivo "América".

Kicillof pediu ao "clube dos desvalorizadores" -em referência aos empresários- que "não falem de um atraso cambial porque prejudica as pessoas" e garantiu que o "bombardeio de que o governo tem que fazer algo" é para "assustar".

"Quando o povo se assusta, não investe. O investimento privado é muito volátil às expectativas, se pensarmos que vai haver desvalorização, que há atraso cambial e que o 'dólar blue' (preço da divisa no mercado negro) sobe... as pessoas ficam sem dinheiro", disse o ministro.

O funcionário defendeu que a economia argentina não pode se guiar somente "pelo último resultado da bolsa chinesa", em referência aos maus números das bolsas de valores registradas nesta semana no país asiático -aliado estratégico para a Argentina-, com queda recorde desde 2007 na segunda-feira passada.

Em referência à desvalorização do real, outro dos principais parceiros comerciais da Argentina, o ministro disse que é preciso "ser prudente", "porque se a moeda de um país se movimenta, isso não deve desvalorizar o peso argentino".

Segundo o ministro, a Argentina está preparada para enfrentar estas crises com "estabilidade".

Nas últimas semanas o preço do dólar no mercado negro subiu até os 15 pesos por unidade, segundo meios de comunicação locais, enquanto na praça oficial é de 9,18 pesos para a venda.

Apesar disso, o governo insiste que trata-se de um mercado muito pequeno submetido a muita especulação e mantém estável a cotação oficial.