IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Economia dos EUA cresceu 2,3% no segundo trimestre do ano

30/07/2015 10h50

Washington, 30 jul (EFE).- A economia dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 2,3% no segundo trimestre de 2015, menos que o esperado pelos analistas, segundo informou o Departamento de Comércio americano nesta quinta-feira.

O governo divulgou o primeiro cálculo sobre o comportamento do produto interno bruto (PIB) entre abril e junho, que mostra uma recuperação após a queda registrada de janeiro a março.

No relatório anterior, o Departamento de Comércio tinha calculado que a economia se contraiu 0,2% no primeiro trimestre, mas hoje revisou esse dado em alta e explicou que nesse período o PIB avançou 0,6%.

Entre abril e junho, a despesa dos consumidores, que equivale a mais de dois terços da atividade econômica do país, aumentou a um ritmo anual de 2,9%, acima do aumento de 1,8% do trimestre anterior.

A economia americana fechou 2014 com um crescimento de 2,2%, após ter experimentado entre abril e setembro seu maior semestre de expansão desde meados de 2003.

Os especialistas preveem que neste ano a economia crescerá em torno de 3%, impulsionada pela força da despesa dos consumidores e pelo bom andamento do mercado de trabalho.

Ao término da reunião de dois dias do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, em inglês), o Federal Reserve (Fed) ressaltou na quarta-feira a contínua melhoria da economia do país e deu mais um passo rumo à esperada alta, previsivelmente em setembro, das taxas de juros de referência.