IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rublo desaba após anúncio de nova redução de juros

31/07/2015 10h25

Moscou, 31 jul (EFE).- O rublo intensificou sua queda na Bolsa de Moscou nesta sexta-feira e alcançou sua cotação mínima em quatro meses após o anúncio do Banco Central da Rússia (BCR) de que reduzirá as taxas de juros em meio ponto a partir da próxima segunda-feira.

Após fechar ontem o pregão moscovita abaixo dos 59 rublos por dólar, hoje já tinha superado os 61 rublos por nota americana, pressionado pelo anúncio do regulador e uma nova queda dos preços do petróleo.

Horas antes, o conselho diretor do BCR decidiu diminuir a taxas de juros geral de 11,5% para 11% anual, apesar da volatilidade sofrida pelo rublo nos últimos dias.

A moeda nacional russa, que foi cotada em torno dos 55 rublos por dólar ao longo de praticamente todo o mês passado de junho, começou a cair em meados deste mês até superar ontem os US$ 60 por cada nota russa.

A queda dos preços do petróleo, em primeiro lugar, mas também a crise grega e a volatilidade nos mercados de capital pressionaram para baixo o rublo.

A atual volatilidade no mercado de divisas russos está longe, em qualquer caso, do pânico vivido no final de dezembro do ano passado, quando o rublo caiu a níveis desconhecidos desde a moratória de 1998.

Em 16 de dezembro de 2014, conhecido já como "terça-feira negra", a moeda russa marcou mínimos históricos frente às principais divisas internacionais e superou a barreira dos 100 rublos por euros na bolsa moscovita.

Contudo e ainda após recuperar certa estabilidade nos últimos meses, o rublo perdeu quase a metade de seu valor hoje em comparação com o começo de 2014, quando era cotado a pouco mais de 30 rublos por dólar.

As exportações de hidrocarbonetos geram cerca de 50% dos ingressos orçamentários da Rússia, por isso que a queda do preço do petróleo, do qual depende o do gás natural, tem um impacto direto em sua economia.

À queda do preço do petróleo se somam as sanções ocidentais à Rússia por sua postura na crise ucraniana, que privaram Moscou não só de grandes fontes de financiamento, mas também do acesso a tecnologias para a indústria extrativa de hidrocarbonetos.

A economia da Rússia, em recessão desde o começo deste ano, caiu 3,4% na primeira metade de 2015, segundo o Ministério da Economia deste país.