IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Maior navio transportador de contêineres do mundo é batizado como "MSC Zoe"

Markus Scholz/EPA/EFE
Imagem: Markus Scholz/EPA/EFE

02/08/2015 11h37

Berlim, 2 ago (EFE).- O maior navio transportador de contêineres do mundo foi batizado neste domingo (2) no porto de Hamburgo (norte da Alemanha) como "MSC Zoe", em alusão ao nome de uma das netas do fundador e presidente da empresa MSC, Gianluigi Aponte.

O navio, de 395,4 metros de comprimento e capacidade para transportar 19.224 contêineres, é o terceiro da série de 20 construídos pelos estaleiros Daewoo, da Coreia do Sul, para essa mesma companhia.

Após o batismo, está previsto que o navio zarpe ainda neste domingo rumo à Antuérpia, antes de continuar a viagem em direção à Ásia.

Essa é a segunda grande operação do tipo em Hamburgo neste ano, após o batismo do transportador de contêineres "CSCL Globe", em janeiro, até então considerado o maior do mundo, embora com capacidade menor que o "MSC Zoe".

A previsão é que o recorde do novo navio também dure pouco, visto a demanda no setor para aumentar a capacidade dos gigantes do transporte marítimo.

Atualmente há vários estaleiros, principalmente asiáticos, dedicados à construção de navios capacitados para transportar entre 20 mil e 21 mil contêineres que devem entrar em serviço entre 2017 e 2018.

A construção de navios gigantescos ativou os alertas de organizações ambientalistas, que apontam que quanto maior a capacidade, maior é o perigo de provocar catástrofes incontroláveis no ecossistema, em caso de acidente marítimo.