IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercado financeiro prevê contração de 1,8% do PIB em 2015

03/08/2015 10h18

Brasília, 3 ago (EFE).- A economia brasileira sofrerá uma contração de 1,80% neste ano e a inflação chegará a 9,25%, segundo previsões dos especialistas do mercado financeiro privado divulgadas nesta segunda-feira pelo Banco Central.

Ambos dados constam no Boletim Focus, uma publicação semanal do Banco Central que inclui uma enquete com analistas de cem entidades do setor privado sobre o rumo da economia do país.

Até na semana passada, os analistas esperavam para este ano uma contração de 1,76% com uma inflação de 9,23%, mas os dados da pesquisa publicada hoje refletem um aumento do pessimismo com relação ao comportamento da economia nos próximos meses.

Segundo o Boletim Focus, esse aumento da desconfiança obedece o processo de desvalorização do real frente ao dólar e aos aumentos que foram registrados nos preços de diversos serviços públicos, entre os quais cita a água, a energia e o transporte.

Os analistas também calcularam que a taxa básica de juros se manterá até final do ano nos 14,25% que já se encontra desde a semana passada, quando o Banco Central a elevou de novo no marco de seus esforços para controlar um maior crescimento da inflação.