IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EUA, Canadá e México estabelecem programa trilateral de viajantes confiáveis

05/08/2015 17h03

Cidade do México, 5 ago (EFE).- Os governos de Estados Unidos, México e Canadá estabeleceram a criação de um programa que facilitará as viagens de cidadãos entre os três países, informou a Secretaria de Governo mexicana nesta quarta-feira.

A instituição explicou em comunicado que o programa busca "facilitar as viagens por via aérea nesta região", assim como "firmar um compromisso de cooperação em termos de migração e melhoria das fronteiras".

A iniciativa aproveita a cooperação trilateral e a tecnologia em benefício dos viajantes, comentou no México o secretário de governo, Miguel Ángel Osorio.

O secretário de Segurança Interna dos EUA, Jeh Johnson, disse estar satisfeito por trabalhar com Canadá e México para preparar o terreno a fim de que os viajantes previamente aprovados dos três países tenham uma revisão ágil em sua chegada.

"Estamos comprometidos a melhorar a experiência de viagem através de nosso enfoque baseado na segurança. A expansão dessa aliança beneficiará os viajantes por toda a América do Norte", afirmou.

Desde a Cúpula da América do Norte realizada em fevereiro de 2014 na cidade mexicana de Toluca, os três países trabalham para facilitar as viagens com os programas NEXUS, administrado por EUA e Canadá, e Viajante Confiável, pelo México, que permitem um processo rápido nos pontos participantes.

Segundo o acordo firmado pelo governo do México, Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos e Ministério da Segurança Pública do Canadá, os membros do programa NEXUS de Canadá e EUA também poderão se beneficiar do Viajante Confiável.

Além disso, os mexicanos integrantes do Viajante Confiável poderão aplicar ao NEXUS, "tornando-os elegíveis para os benefícios de inspeção acelerada na chegada em aeroportos internacionais das três nações", detalha a nota.

A Secretaria de Governo do México lembrou que qualquer cidadão mexicano é elegível para fazer parte do programa Global Entry dos EUA desde 2010 e os americanos membros deste programa têm acesso ao Viajante Confiável desde que foi iniciado, em 2013.

De acordo com o comunicado, o Instituto Nacional de Migração do México (INM), o Escritório de Alfândegas e Proteção de Fronteira dos EUA e a Agência de Serviços Fronteiriços do Canadá implementam a infraestrutura necessária para permitir as solicitações a esses programas.

No México, o programa Viajante Confiável é administrado pelo INM e opera atualmente nos aeroportos internacionais da Cidade do México, San José del Cabo e Cancún.