IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Parlamento grego inicia debate em comissões sobre 3º resgate

13/08/2015 04h59

Atenas, 13 ago (EFE).- O parlamento grego iniciou nesta quinta-feira (13) o debate em comissões sobre o terceiro programa de resgate estipulado entre o governo e suas instituições credoras, que terminará com uma votação à meia-noite de hoje.

O pacto, alcançado na terça-feira após uma sessão de negociações que se estendeu por mais de 20 horas, deve ser aprovado pela câmara antes que na sexta-feira se reúnam os ministros de Economia e Finanças da zona do euro para dar seu aval ao programa.

A mesa do parlamento decidiu em reunião, que terminou de madrugada, reabrir a câmara --em período de férias-- após a polêmica que se seguiu ao pedido do primeiro-ministro, Alexis Tsipras, para que o procedimento se iniciasse já nesta quarta-feira.

Na terça-feira, Tsipras pediu por escrito à presidente do parlamento, Zoé Konstandopulu, que o debate começasse no dia seguinte perante a urgência de votar o projeto antes da sexta-feira, mas topou com a recusa desta, que atrasou até hoje o início.

A previsão é que as comissões parlamentares se prolonguem até a tarde, quando começará o plenário que finalizará com a votação já na madrugada.

Em entrevista à televisão pública grega, o vice-primeiro-ministro, Yanis Dragasakis, afirmou que o acordo inclui medidas muito duras com as quais o governo não está de acordo, mas ressaltou que sua aplicação pode servir para o crescimento da economia.

"O acordo, apesar da parte negativa, pode ser uma ponte para passar da recessão ao crescimento e superar a austeridade", ressaltou Dragasakis, acrescentando que serve também para "eliminar o risco de um 'grexit' (saída da Grécia da zona do euro)".

O projeto de lei inclui, além do programa de resgate, um pacote de 35 medidas prévias que o parlamento deve aprovar.

O resgate, caso seja aprovado definitivamente pelos sócios da zona do euro, fixa as medidas que o governo grego terá de tomar em troca de 86 bilhões de euros até 2018.