IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

China lança campanha contra bancos clandestinos

25/08/2015 03h07

Pequim, 25 ago (EFE).- A Polícia da China lançou uma campanha contra os chamados "bancos clandestinos" que operam no país, entre preocupações com os movimentos ilegais de capital fora e dentro da China devido à atual volatilidade dos mercados.

Segundo publica hoje o jornal "South China Morning Post", a campanha durará até o final de novembro e se centrará no financiamento ilegal de ações e nas operações financeiras de funcionários suspeitos de corrupção, assim como no envio de fundos para atividades criminosas e terroristas.

Um vice-ministro de Segurança Pública, Meng Qingfeng, encarregado de supervisionar a busca e captura de fugitivos corruptos, afirmou que os bancos clandestinos minaram a segurança econômica do país e a estabilidade do mercado financeiro, segundo a agência "Xinhua".

Ele acrescentou que desde abril passado a Polícia, o Banco Central e a Administração Estatal de Intercâmbios Estrangeiros cancelaram um grande número de transferências ilegais através de bancos clandestinos e companhias estrangeiras.

Meng especificou que puderam descobrir 66 bancos ilegais que manejavam ativos de cerca de 430 bilhões de iuanes (US$ 67 bilhões) e que mais de 160 suspeitos foram detidos em diferentes lugares da China, como Cantão (sul), Liaoning (nordeste) e Zhejiang (leste), além de em Xangai e em Xinjiang (noroeste).