IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Lagarde diz que crescimento global será "mais frágil" do que o estimado

01/09/2015 10h57

Bangcoc, 1 set (EFE).- A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, indicou nesta terça-feira que o crescimento global para 2015 será "mais frágil" do que os 3,3% estimados previamente.

Durante um ato na capital da Indonésia, a responsável do FMI apontou como razões a lenta recuperação das economias dos países avançados, a desaceleração "não brusca, mas também não inesperada" da China e sua incidência nas nações emergentes.

"Esperamos que o crescimento global permaneça moderado e um pouco mais frágil do que o antecipado em julho", quando foi estimado um crescimento de 3,3%, disse.

Em seu discurso no auditório da Universidade da Indonésia, a diretora do FMI ressaltou que as economias emergentes "necessitam estar atentas para conduzir os possíveis efeitos secundários da desaceleração e o ajuste das condições financeiras globais".

Largade apontou para nações que, como a Indonésia e Brasil, apostaram na exportação de matérias-primas ao gigante asiático, cuja demanda começa a cair.

A transição da China para uma economia baseada no mercado será "complexa e poderia ser um caminho de buracos", apontou a chefe do FMI.

A China, cujo mercado financeiro registra um período muito volátil, promulgou uma série de medidas recentemente para reforçar sua economia.

"As autoridades (chinesas) têm as ferramentas políticas e financeiras para conduzir esta transição", ressaltou.

O Fundo Monetário Internacional estima que a Ásia continuará à frente do crescimento da economia mundial, embora a um ritmo mais lento do esperado.