IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia de América Latina e Caribe se contrairá 0,3% em 2015, diz Cepal

05/10/2015 13h28

Santiago do Chile, 5 out (EFE).- A América Latina e o Caribe registrarão recessão de 0,3% em 2015, informou a Cepal nesta segunda-feira, que revisou para baixo sua última previsão para a região, quando previa um crescimento de 0,5%.

Entre os principais fatores por trás da contração está a fraqueza da demanda interna, a grande desaceleração das economias emergentes, em particular da China, o fortalecimento do dólar e uma crescente volatilidade nos mercados financeiros, detalhou a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal).

Apesar da desaceleração generalizada, as economias da região mostrarão no fechamento deste ano dinâmicas diferenciadas, explicou a Cepal.

"As projeções de crescimento apontam que as economias da América do Sul, especializadas na produção de bens primários, especialmente petróleo e minerais, e com crescente grau de integração comercial com a China, registrarão a maior desaceleração", assinalou.

Segundo a previsão da Cepal, os países sul-americanos sofrerão recessão de 1,3% este ano e em 2016 se contrairão 0,1%.

Venezuela (-6,7%) e Brasil (-2,8%) são os dois países latino-americanos que fecharão o ano com números vermelhos.

No outro extremo, os que mais crescerão serão Panamá (5,8%) e República Dominicana (5,6%).

A Cepal assinalou que as economias mais vinculadas aos Estados Unidos, como México, América Central e Caribe, conseguirão sustentar seus níveis de crescimento. México e América Central registrarão crescimento de 2,6% e os países caribenhos se expandirão 1,6%.

Em 2016, o organismo prevê que a economia da região crescerá em torno de 0,7%.