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Google lança iniciativa para deixar navegação na internet móvel mais rápida

07/10/2015 13h27

Redação Central, 7 out (EFE).- O Google anunciou nesta quarta-feira o projeto Accelerated Mobile Pages (AMP), uma iniciativa de código aberto para melhorar a experiência na internet em dispositivos móveis que busca, sobretudo, que o carregamento dos conteúdos seja feito de forma praticamente instantânea em smartphones e tablets.

O Google indicou que o AMP pretende acelerar o acesso aos conteúdos móveis, já que considera que o tempo de carregamento atual pode ser "frustrante" para o usuário e, inclusive, provocar que ele abandone uma página antes de mesmo conseguir entrar na página que desejava.

"Queremos que as páginas web com uma grande quantidade de conteúdo como vídeos, animações, gráficos e anúncios carreguem instantaneamente e que o mesmo código funcione em múltiplas plataformas e dispositivos. Não importa o tipo de telefone, tablet ou dispositivo utilizado", explicou o Google em comunicado.

O AMP é uma iniciativa pensada para solucionar o problema e melhorar o ecossistema da web móvel, que foi desenvolvida pelo Google junto com mais de 30 companhias de tecnologia e conteúdo.

Entre elas estão Twitter, Pinterest, Wordpress, ChartBeat, Parse.ly, LinkedIn, Adobe, The New York Times, The Guardian, Buzzfeed, Vox e El País.

O AMP é uma evolução da linguagem HTML, também de código aberto e de acesso gratuito, que cria versões mais rápidas das páginas e simplifica a tecnologia que há por trás delas. O formato APM será compatível com todos os navegadores e aplicativos web.

Os conteúdos seguirão hospedados nos servidores dos responsáveis pelas páginas, mas o Google oferecerá seus caches de forma gratuita para que o carregamento das páginas sejam mais rápidas.

O Google publicou hoje na plataforma Gitbuh as especificações técnicas da APM, que poderão ser implementados por quem desejar. A versão definitiva da ferramenta, no entanto, não chegará até 2016.

Esse movimento é mais um indicador de como as companhias de tecnologia estão se envolvendo na gestão de conteúdos, uma corrente já abraçada pelo Facebook através do Instant Articles, uma iniciativa em que os meios de comunicação publicam diretamente suas matérias na rede social em vez de divulgá-las em seus próprios sites.