IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Procuradoria da Alemanha ordena buscas em várias sedes da Volkswagen

08/10/2015 12h39

Berlim, 8 out (EFE).- A procuradoria da Alemanha ordenou nesta quinta-feira a realização de operações de buscas em várias sedes da Volkswagen, entre elas a central em Wolfsburg, no marco da investigação aberta pela manipulação das emissões de poluentes.

Segundo informou a procuradoria de Braunschweig em comunicado, o objetivo das buscas é apreender documentação e equipamentos "que possam conter informação sobre o procedimento exato e a identidade dos empregados da companhia envolvidos" nas manipulações.

As buscas foram dirigidas por três escritórios da procuradoria alemã, com apoio das forças de segurança.

Após receber várias denúncias, a procuradoria de Braunchsweig decidiu abrir diligências para investigar uma suposta adulteração de motores diesel de vários modelos do grupo Volkswagen.

Embora em um primeiro momento o Ministério Público tenha informado que as diligências se centravam no ex-presidente da Volkswagen, Martin Winterkorn, que renunciou pouco após o estouro do escândalo, depois esclareceu que se tratava de uma investigação contra desconhecidos.

O escândalo da Volkswagen foi revelado em 18 de setembro, quando a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos divulgou que quase meio milhão de automóveis desse grupo foram adulterados para esconder suas emissões reais de óxidos de nitrogênio.

A estimativa é que, no mundo todo, 11 milhões de veículos da VW estão equipados com o software que permite ocultar o nível real dessas emissões durante os testes de laboratório, a maioria deles em países da União Europeia.