IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

AB InBev chega a acordo para compra da SABMiller

11/11/2015 08h14

Londres, 11 nov (EFE).- A maior cervejaria do mundo, a belga-brasileira AB InBev, chegou a um acordo para comprar a britânica SABMiller por um valor estimado de 68 bilhões de libras (95,2 bilhões de euros), segundo comunicado das companhias enviado nesta quarta-feira à Bolsa de Londres.

Em uma nota, as empresas apontaram que os conselhos de administração de ambas informam que "chegaram a um acordo" sobre a recomendada aquisição da totalidade das ações da SABMiller por parte da cervejaria belga.

Cada um dos acionistas da SABMiller terá direito a receber 44 libras (61 euros) em dinheiro por cada título, o que representa um ágio de aproximadamente 50% frente às 29,34 libras (41 euros) no fechamento do mercado em 14 de setembro.

O acordo está acompanhado de uma alternativa, pela qual os acionistas da SABMiller podem decidir escolher 3,7 libras (5,1 euros) em dinheiro por ação e 0,483969 ações restringidas.

Esta alternativa representa um ágio de 43% frente ao preço da ação de 14 de setembro passado, de 29,34 libras (41 euros).

Após a revelação do acordo, os títulos da SABMiller no pregão londrino subiam 1,67% até 4.042 pence.

A transação será implementada através da aquisição da SABMiller por parte da companhia belga Newco.

A AB InBev também se fundirá na Newco para que, uma vez completada a transação, a Newco seja a nova companhia criada pela combinação dos dois negócios, precisa a nota.

A transação avalia a totalidade das ações da SABMiller em 71 bilhões de libras em 10 de novembro.

Para permitir a transação e contar com o sinal verde dos reguladores, a SABMiller venderá 50% de sua participação em seu negócio americano MillerCoors, que venderá a Molson Coors por cerca de US$ 12 bilhões.

Em virtude do acordo, a AB InBev acordou, além disso, que os acionistas da SABMiller tenham direito a receber qualquer dividendo já anunciado pela cervejaria britânica pela SABMiller.

As empresas disseram que a SABMiller conseguiu se estabelecer como um negócio altamente competitivo de alcance global dada sua diversificada pasta de mais de 200 cervejas em mais de 80 países.

Nos últimos anos, a SABMiller conseguiu uma expansão nos mercados mais atrativos e de mais rápido crescimento, agregaram.

A fusão foi atingida após meses de conversas e que as duas empresas indicassem há semanas que tinham chegado a um princípio de acordo para a transação.

Se receber sinal verde dos reguladores, as companhias fusionadas serão proprietárias de cervejas como Budweiser, Corona e Stella Artois, da AB InBev, e Grolsch e Peroni, da SABMiller.

A companhia fusionada cotará nas Bolsa de Bruxelas, Johanesburgo e México.

A AB InBev ressaltou que a aquisição fortalecerá sua posição em mercados emergentes da Ásia, América Latina e África.