IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

França aprova acordo para trânsito de mercadorias entre Guiana e Amapá

13/11/2015 11h33

Paris, 13 nov (EFE).- O governo francês adotou nesta sexta-feira um projeto de lei a fim de ratificar o acordo com o Brasil para organizar o trânsito de mercadorias pela nova ponte fronteiriça sobre o rio Oiapoque, na Guiana Francesa.

O objetivo desta proposta é colocar em prática o acordo bilateral assinado em Paris em 19 de março de 2014 para regular a circulação de veículos de transporte internacional por essa ponte, que une a Guiana Francesa com o Estado do Amapá.

Segundo o comunicado emitido pelo Executivo francês, ao término de seu Conselho de Ministros, o objetivo é "favorecer a intensificação de fluxos humanos e comerciais além das fronteiras para aprofundar a inserção da Guiana em seu entorno regional".

Além disso, o Executivo insistiu que com o acordo se "concretiza a vontade política compartilhada para fazer fluir os intercâmbios entre França e Brasil", em particular com esta ponte, o único ponto de ligação terrestre entre os dois países, que compartilham 400 quilômetros de fronteira no rio Oiapoque.