IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercosul estima que precisará de "um ano ou mais" para assinar acordo com UE

Efe
Imagem: Efe

23/11/2015 21h17

Assunção, 23 nov (EFE).- O alto representante geral do Mercosul, o brasileiro Doutor Rosinha, disse nesta segunda-feira (23) à agência de notícias Efe que considera "muito difícil" conseguir um acordo de livre-comércio com a União Europeia (UE) antes de dezembro e estimou que será necessário "um ano ou mais" para a assinatura do tratado.

"Têm muito que caminhar porque as ofertas estão preparadas, mas não apresentadas, e depois de apresentadas devem ser analisadas para assinar depois", declarou o ex-deputado federal pelo PT durante uma visita a Assunção para participar das reuniões preparatórias para a próxima cúpula de chefes de Estado do Mercosul.

"Acredito que vamos ter um tempo razoável de um ano ou mais para assinar um acordo porque não é pequeno", acrescentou Rosinha sobre o tratado de troca comercial que vem sendo discutido há mais de dez anos entre ambos blocos.

Segundo o alto representante do bloco, integrado por Brasil, Argentina Paraguai, Uruguai e Venezuela, e que no dia 21 de dezembro realizará uma reunião de chefes de Estado e de governo, o acordo está "sempre na agenda nos últimos anos".

"As ofertas do Mercosul estão preparadas e prontas para serem apresentadas, mas a União Europeia até o momento não concluiu sua proposta. As ofertas serão trocadas ao mesmo tempo, não serão divulgadas antes", comentou Rosinha.

Os contatos entre ambos blocos começaram em 1995, quando foi assinado um Acordo Marco Inter-Regional de Cooperação, o pontapé inicial para as primeiras discussões de um acordo comercial, que ganharam um tom formal em 1999, durante a primeira Cúpula UE-América Latina, realizada no Rio de Janeiro.

Desde então, a discussão se arrastou sem sucesso e chegou a permanecer completamente estagnada durante alguns anos, até que em 2014 a possibilidade de um acordo voltou a ganhar força.

"Qualquer acordo entre grandes países ou blocos que envolvem-se no comércio é muito importante porque a economia mundial se desenvolve com esses acordos", declarou Rosinha.

"A União Europeia é uma potência mundial e o Mercosul o quinto bloco econômico do mundo. Um acordo entre ambos blocos é importante para todos os setores: agricultura, comércio e serviços, importantes para os dois polos econômicos", destacou.

O representante do bloco sul-americano espera que o tratado "sirva para superar a crise e ampliar o comércio", em recessão em nível global desde 2008, disse.

Rosinha participará esta terça-feira na reunião sobre direitos humanos entre representantes do grupo em Assunção onde se discutirá sobre políticas públicas de integração regional.