IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Lufthansa fecha acordo com sua equipe de terra

28/11/2015 16h43

Berlim, 28 nov (EFE).- A companhia aérea alemã Lufthansa e o sindicato Verdi chegaram a um acordo neste sábado sobre a convenção coletiva dos funcionários de solo, que somam mais de 33 mil empregados.

A Lufthansa fechou assim um das frentes abertas na companhia aérea, que continua negociando com os pilotos e com o pessoal de cabine. Este último grupo cancelou nesta semana a greve convocada para quinta e sexta da semana passada, 15 dias depois da série de interrupções que obrigou à empresa a suspender 900 voos diários durante uma semana.

Está previsto que no próximo dia 2 a direção da Lufthansa realize uma reunião com os principais sindicatos, Verdi - para o pessoal de terra - , Ufo - para o pessoal de cabine -, e Vereinigung Cockpit - para os pilotos -, que também entraram em greve nos últimos meses.

De acordo com o Verdi, o acordo soluciona a questão das pensões e das aposentadorias antecipadas, um dos pontos mais delicados também nas negociações com pilotos e auxiliares de voo.

A equipe de terra da Lufthansa receberá um pagamento único de 2.250 euros (pouco mais de R$ 9 mil) e a partir de 1º de janeiro os salários aumentarão em 2,2%, a mesma porcentagem que será aplicada em 2017.