IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa cria tela e óculos para proteger visão da luz emitida por eletrônicos

08/01/2016 16h50

Las Vegas (EUA), 8 jan (EFE).- A empresa espanhola Reticare apresentou nesta sexta-feira na feira de tecnologia CES, em Las Vegas, um protetor de vidro temperado que absorve a luz de alta energia das telas dos dispositivos eletrônicos, além de óculos de proteção que bloqueiam essa luz.

O protetor de vidro temperado, denominado Reticare Glass, consiste em uma lâmina de 0,2 milímetros, que absorve essa luz de alta energia que pode prejudicar os olhos dos usuários e que, ao mesmo tempo, protege a tela de possíveis impactos.

Foi inventado, desenvolvido e fabricado na Espanha, depois de 14 anos de estudos da Universidade Complutense de Madri (UCM), segundo explicou à Agência Efe o diretor-geral da Reticare, Nilo García, que assinalou que, embora o protetor "seja a melhor solução para proteger-nos" dessa luz de alta energia, é recomendável também "um uso responsável das telas".

Neste sentido, lembrou que cada vez se utilizam mais dispositivos que emitem luz de alta energia e que, além disso, a intensidade das telas de luz LED aumentou em 500%.

Segundo o diretor-geral da Reticare, empresa criada em 2013, os estudos da UCM confirmaram que a luz de alta energia aumenta a fadiga visual e pode provocar transtornos no sono.

Por sua vez, os óculos de proteção ocular apresentados pela empresa na CES, a maior feira de tecnologia de consumo do mundo, são neutros e não têm graduação.

Os Reticare Glasses, como foram denominados, podem ser utilizados por crianças, jovens e adultos, e bloqueiam a luz visível de alta energia emitida pelas telas de dispositivos eletrônicos.

Os óculos foram colocados à venda esta semana em oito modelos diferentes e são comercializados em diferentes medidas para adequar-se à idade do usuário.