IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Banco central japonês anuncia taxa de juros negativa de 0,1%

29/01/2016 03h31

Tóquio, 29 jan (EFE).- O Banco do Japão (BoJ, banco central) anunciou nesta sexta-feira a aplicação de uma taxa de juros negativa de 0,1% às contas que as instituições financeiras japonesas mantêm com a entidade para favorecer o crescimento e suas metas de inflação.

Trata-se do primeiro movimento nos juros japoneses desde outubro de 2010, quando o BoJ os situou no baixíssimo nível de entre 0 e 0,1%, com o objetivo de estimular o avanço da terceira maior economia do mundo.

O BoJ explicou em comunicado emitido ao término de sua reunião mensal que a implementação da taxa negativa e a entrada em vigor do programa de compra de ativos em massa, estabelecido em 2013, pretende acelerar a meta japonesa de atingir uma taxa de inflação de cerca de 2%.

O banco central japonês detalhou que o estímulo adicional foi aprovado pela junta de política monetária por cinco votos a quatro, e que a entidade "ampliará os cortes de juros em território negativo se considerar necessário".

A decisão do BoJ coincide com a revisão de suas previsões sobre o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) no país, já que a entidade reduziu hoje a inflação esperada para o próximo ano fiscal, que inicia em 1º de abril, para 0,8%.

O banco central japonês também aumentou o tempo esperado para atingir a meta de 2% de inflação para meados de 2017.

A forte queda nos preços do petróleo neutralizou os efeitos do programa iniciado pelo BoJ em 2013 e obrigou a entidade a adiar sua meta de tirar o Japão de quase duas décadas de tendência deflacionária, já que inicialmente tinha proposto conseguir alcançá-la em 2015.

Logo após o anúncio do banco central japonês, a Bolsa de Valores de Tóquio respondeu com forte alta, e o índice Nikkei girava em torno de 3,5%.