IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Diretor de controle de qualidade da Volkswagen pede demissão

Entenda o escândalo que ameaça o futuro da Volkswagen

UOL Carros

08/02/2016 14h50Atualizada em 08/02/2016 15h49

Frankfurt (Alemanha), 8 fev (EFE).- O diretor de controle de qualidade da montadora Volkswagen, Frank Tuch, pediu demissão do cargo após escândalo da manipulação da emissão de gases, confirmou a empresa alemã nesta segunda-feira.

Tuch, 48, deixa a companhia "voluntariamente", segundo divulgou a Volkswagen, e será substituído, a partir da próxima segunda-feira, por Hans-Joachim Rothenpieler.

O novo diretor de controle de qualidade, de acordo com a empresa, responderá diretamente ao presidente da companhia, Matthias Müller.

A Volkswagen realizou mudanças nos postos de direção desde que veio a tona o escândalo de manipulação da emissão de gases. A montadora também reduziu pela metade o número de diretores que respondem diretamente ao presidente

Tuch dirigiu o setor a partir de 2010, tendo trabalhado anteriormente na DaimlerChrysler e na Porsche, em cargos do setor de controle de qualidade e também como diretor-técnico.

A indicação na Volkswagen foi feita pelo ex-presidente Martin Winterkorn, que renunciou quando o escândalo começou.

Entenda a fraude

Em setembro de 2015, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos abriu uma investigação penal contra a montadora alemã. A montadora teria usado um software para fraudar o resultado de testes de emissão de poluentes. A fraude, segundo a acusação, aconteceu em quase 500 mil veículos movidos a diesel naquele país. 

Com o escândalo, representantes da Volkswagen, nos EUA e também na Europa, admitiram o esquema e informaram que o dispositivo eletrônico equipa mais de 11 milhões de automóveis movidos a diesel feitos pela marca e suas subsidiárias (como Audi e Seat, por exemplo) em todo o mundo.

No Brasil, 17.057 picapes Amarok modelos 2011 (todas) e 2012 (parte da produção), sempre com motor a diesel, terão de passar por "atualização de software" a partir do primeiro trimestre de 2016.