IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Presidente do BC chinês procura acalmar mercados

14/02/2016 02h53

Pequim, 14 fev (EFE).- O presidente do Banco Popular da China (Banco Central chinês), Zhou Xiaochuan, tentou acalmar os mercados sobre a estabilidade do iuane ao assegurar, em entrevista, que não há razões para a desvalorização da divisa chinesa e que não pensa implantar um controle de capitais.

A entrevista à revista financeira chinesa "Caixin" foi divulga pouco antes da reabertura, esta segunda-feira, dos mercados financeiros chineses após as férias de uma semana após as festividades do Ano Novo lunar, e em uma aparente tentativa de evitar novas quedas.

As reservas chinesas de divisas caíram na China durante janeiro pelo quarto mês consecutivo, mas Zhou afirmou que não tem intenção de impor controles de capital, já que seria muito complicado dado o volume do comércio e dos investimentos internacionais que realiza este país.

"A saída de capitais e a fuga de capitais são dois conceitos diferentes", explicou, afirmando que a reforma do sistema de fixação de câmbio do iuane (que ainda tem controles das autoridades) ajudará o mercado a enfrentar com mais flexibilidade os especuladores.

As declarações de Zhou são as primeiras desde a desvalorização do iuane em agosto.