IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ucrânia proíbe trânsito de caminhões russos por seu território

15/02/2016 08h32

Kiev, 15 fev (EFE).- O governo da Ucrânia proibiu nesta segunda-feira o trânsito de caminhões russos pelo território do país, em resposta à decisão adotada na véspera pelo Ministério de Transporte da Rússia de suspender a circulação de caminhões ucranianos pela estradas russas.

Após denunciar que a medida adotada ontem por Moscou viola as normas da Organização Mundial do Comércio(OMC), o Executivo ucraniano anunciou que até que esta situação seja resolvida, fica suspenso o trânsito pelo território da Ucrânia de cargas transportada por caminhões registrados na Rússia.

"A decisão correspondente foi adotada em reunião governamental realizada nesta manhã", afirma o comunicado oficial.

O primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk, indicou que Kiev realiza consultas com países-membros da União Europeia sobre o descumprimento pela Rússia das normas da OMC.

O Ministério de Transporte da Rússia argumentou sua decisão de proibir a circulação de caminhões ucranianos com o "bloqueio de meios de transportes de carga russos no território da Ucrânia".

Segundo Moscou, mais de cem caminhões russos em rotas de passagem entre a União Europeia e Rússia estão bloqueados por grupos de cidadãos ucranianos há três dias, enquanto outros 500 veículos permanecem retidos nas fronteiras europeias da Ucrânia.

As relações entre Ucrânia e Rússia passam pelo pior momento de sua história após a derrocada do presidente ucraniano Viktor Yanukovich, a anexação da península da Crimeia por Moscou e a rebeldia pró-russa no Donbass ucraniano, respaldada pelo Kremlin. EFE

bsi-aep/ff