IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

No Chile, presidente da Agência Efe destaca caráter pioneiro da Iberia

09/03/2016 13h54

Santiago do Chile, 9 mar (EFE).- O presidente da Agência Efe, José Antonio Vera, destacou nesta quarta-feira o caráter pioneiro da companhia aérea Iberia, abrindo no Chile as comemorações pelo 70º aniversário do primeiro voo comercial entre a Europa e a América Latina.

"A Iberia é uma companhia pioneira em quase todos os aspectos", disse Vera na inauguração do fórum "A Reinvenção da Iberia", realizado na capital chilena.

O presidente da Efe lembrou que a Iberia operou o primeiro voo comercial entre a Europa e a América Latina, de Madri a Buenos Aires, em setembro de 1946. A companhia aérea foi também a primeira a estabelecer uma ponte aérea e a iniciar um plano de fidelização para seus clientes, uma estratégia imitada por quase todas as empresas do setor, afirmou Vera.

"(A Iberia) Foi das primeiras companhias de bandeira a ser privatizada, a ser cotada na bolsa de valores e a formar uma aliança de companhias aéreas", destacou.

Com a fusão com a British Airways e a entrada no consórcio IAG, em 2011, a Iberia deu o passo definitivo em direção à internacionalização, com uma "vocação extremamente hispânica e latino-americana", disse o presidente da Efe.

O fórum aconteceu no Espaço Fundação Telefônica e contou também com a participação do presidente da Iberia, Luis Galego; do ministro chileno de Transportes e Telecomunicações, Andrés Gómez-Lobo, e do diretor nacional de Turismo do Chile, Omar Hernández, entre outras autoridades.

Além disso, foi inaugurada uma exposição com fotos da Agência Efe e da companhia aérea intitulada "Iberia, 70 anos na América Latina", que reflete aspectos sociais, culturais e econômicos das comunicações aéreas.