IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Irã será autossuficiente no refino de gasolina antes de abril de 2017

13/03/2016 09h37

Teerã, 13 mar (EFE).- O Irã poderá refinar gasolina até cobrir totalmente suas necessidades atuais antes do fim do próximo ano iraniano (21 março de 2017), com a início da primeira fase da refinaria Estrela do Golfo Pérsico para gases condensados, que será uma das maiores deste tipo no mundo.

A informação foi dada pelo ministro do Petróleo do país, Bijan Zangeneh, após uma visita à usina que está sendo construída na província de Hormozgan, no litoral do Golfo Pérsico, e que entrará em funcionamento em meados de 2016.

"O início das operações da unidade de destilação nos permitirá ter uma produção de cerca de 12 milhões de litros de gasolina por dia, de padrão Euro 4. Isso fará com que o país seja autossuficiente na produção de gasolina", afirmou o ministro.

Na atualidade, o Irã, um dos maiores produtores mundiais de hidrocarbonetos, têm que importar uma grande parte de suas necessidades de combustível refinado, particularmente os de maior qualidade, devido aos problemas de desenvolvimento de sua indústria de refino sob as sanções internacionais que afetavam sua economia.

Zangeneh apontou que o fim das sanções contra o país permitiu acelerar os trabalhos na refinaria, à qual começou a chegar equipamentos técnicos estrangeiros necessários para seu desenvolvimento.

A refinaria em andamento terá capacidade para processar 360 mil barris de gás condensado por dia, e nela já foram investidos US$ 3,2 bilhões.