IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Greve de dois dias cancela 20% dos voos em 5 aeroportos franceses

Em Paris (França)

20/03/2016 06h50

As companhias aéreas tiveram que cancelar 20% dos voos em cinco aeroportos franceses neste domingo (20) e amanhã por causa de uma greve de dois dias dos controladores aéreos, que protestam pela redução de funcionários.

Levando em conta a disposição dos grevistas, a DGAC (Direção Geral da Aviação Civil) tinha pedido às companhias aéreas que cancelassem 20% de suas conexões em Paris-Orly, Beauvais, Lyon, Nice e Marselha.

Um porta-voz da DGAC declarou que as companhias respeitaram essas orientações e que as únicas incidências suplementares registradas até agora eram atrasos em Marselha. Além dos cinco terminais, também poderia haver perturbações, em forma de atrasos, mas não cancelamentos, em outros aeroportos franceses. Por isso, o DGAC aconselhou aos passageiros que se informem em suas respectivas companhias de eventuais incidências.

Controladores

A greve foi convocada pelo UNSA-ICNA (Sindicato de Engenheiros de Controle da Navegação Aérea), que se queixa, sobretudo, da redução do número de controladores em um momento em que "todas as previsões de tráfego indicam perspectivas de crescimento grandes".

Em comunicado, o sindicato denunciou a decisão da DGAC de "acelerar a redução de funcionários em 2016" por meio da não substituição de até 35% dos controladores que se aposentam.