IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Iraque exporta primeira remessa de gás natural em sua história

20/03/2016 14h46

Bagdá, 20 mar (EFE).- O Iraque exportou neste domingo a primeira remessa de gás liquidificado desde que o país árabe descobriu este combustível, informou em comunicado o porta-voz do Ministério iraquiano de Petróleo, Assem Jihad.

A embarcação partiu desde o porto de Umm Qars, na cidade de Basra, através de um portador estrangeiro, segundo a nota, que não revelou a nacionalidade dos compradores e nem o preço da venda.

"A quantidade de carga é de 283 metros cúbicos e a exportação foi fruto de esforços do pessoal nacional da Companhia de Gás de Basra em parceria com as empresas Royal Dutch Shell e The Mitsubishi Group", ressaltou Jihad.

O Ministério pretende, "através de seus planos atuais e futuros, conseguir o investimento ideal nos hidrocarbonetos e aumentar os ingressos dos recursos de gás e de petróleo cru", acrescenta a nota.

Esta decisão suporá uma injeção de capital para a maltratada economia iraquiana, afetada pelas grandes despesas destinadas à atual luta contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

As reservas de gás natural confirmadas no Iraque superam os três trilhões de metros cúbicos, segundo as estimativas do Ministério iraquiano de Petróleo.