IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Exportações sul-coreanas caem 11,2% em abril

01/05/2016 01h03

Seul, 1 mai (EFE).- As exportações da Coreia do Sul, que representam o principal motor de sua economia, caíram em abril 11,2% em relação ao mesmo mês do ano anterior, segundo informou neste domingo o governo do país asiático.

As vendas de bens ao exterior somaram no quarto mês do ano US$ 41 bilhões, segundo dados do Ministério de Comércio, Indústria e Energia do país.

As importações sul-coreanas caíram 14,9% anualizado, para 32,2 bilhões, o que deixou o superávit comercial da quarta maior economia da Ásia em abril em US$ 8,8 bilhões.

A Coreia do Sul não parou de colher saldos positivos em sua balança comercial desde fevereiro de 2012, mas por sua vez o valor de exportações e importações está há 16 meses seguidos caindo.

Isto preocupa o governo da presidente Park Geun-hye já que as exportações representam quase 50% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

O Ministério de Comércio detalhou em seu relatório que a queda de abril, maior que a de março (quando as exportações caíram 8,2% anualizado), responde principalmente ao grande número de feriados que houve na Coreia do Sul nos últimos 30 dias.

"Levando em conta vários fatores, como o menor número de dias de trabalho que levou a uma redução do valor total, não se pode dizer que as condições das exportações sul-coreanas tenham se deteriorado em abril", diz o comunicado publicado hoje pelo Ministério.

A queda do preço do petróleo vem afetando desde o ano passado a Coreia do Sul, visto que os derivados do petróleo e os produtos petroquímicos estão entre suas principais manufaturas.

A desaceleração da China, principal parceiro comercial da Coreia do Sul, também se deixou notar no último ano.

As exportações destinadas aos Estados Unidos caíram 6,6%, enquanto as destinadas aos dez países-membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) aumentaram 7,1%.