IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bachelet elogia papel da Agência Efe no 50º aniversário no Chile

05/05/2016 21h56

Santiago do Chile, 5 mai (EFE).- A presidente do Chile, Michelle Bachelet, elogiou nesta quinta-feira o papel e o "rigoroso trabalho" realizado pela Efe por ocasião do 50º aniversário da chegada da agência ao país.

"Neste dia em que comemoram meio século de existência no Chile, queria destacar o rigoroso trabalho jornalístico realizado cotidianamente e que olhou sempre para o Chile com uma perspectiva séria e respeitosa", disse a presidente em mensagem lida durante a apresentação da exposição fotográfica da Efe, que reúne imagens da história do país no Centro Cultural Palácio de la Moneda.

Bachelet destacou a capacidade da Efe de estabelecer pontes e "unir os povos hispânicos através da informação". Além disso, ressaltou o trabalho da agência em momentos complexos da história chilena, como durante a ditadura militar de Augusto Pinochet (1973-1990) ou as catástrofes naturais que castigaram o país ao longo das últimas décadas.

"Em algumas ocasiões que a natureza provocou momentos difíceis no país, os senhores foram grandes porta-vozes destes fatos e do progresso de nossa sociedade. Inclusive, em momentos complexos de nossa história, foram também a voz no mundo de setores de chilenos que não tinham voz", destacou Bachelet.

Por sua vez, o secretário-geral de governo, Marcelo Díaz, encarregado de liderar o evento de inauguração da exposição intitulada "Efe, 50 anos contando o Chile", destacou a importância da agência.

Díaz ressaltou não só o trabalho da Efe como veículo para explicar aos chilenos os eventos que ocorrem em nível internacional, mas também como uma "porta" que permitiu que muitos estrangeiros e cidadãos do país que tiveram que emigrar conhecessem "o que ocorria dentro do Chile".

"A contribuição da Efe durante os tempos de ausência da democracia é algo reconhecido por todos os chilenos", afirmou o secretário-geral de governo, expressando sua gratidão em nome dos chilenos pelo "compromisso permanente" da Efe.

A exposição, inaugurada na mesma semana que se comemorou o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, reúne 50 fotos, testemunho de alguns dos momentos mais destacados da história recente do país e que mostram a identidade do Chile e a diversidade de suas paisagens.

Ao longo do meio século desde que se instalou pela primeira vez em Santiago, a Efe, considerada atualmente como a principal agência de notícias em espanhol, foi testemunha e voz da história e dos acontecimentos do país.

O diretor-geral da Efe para o Cone Sul, Pedro Damián Diego Pérez, afirmou que, durante esses 50 anos de presença no Chile e na América Latina, a agência conseguiu se consolidar como um "autêntico instrumento informativo", capaz de unir a comunidade ibero-americana de nações não só no aspecto noticioso, mas também "linguístico e cidadão".

"Somos a primeira produtora mundial e global de informação em espanhol. E somos a única que cuida da utilização do idioma nos veículos de imprensa, através de nossa Fundação do Espanhol Urgente (Fundéu), que trabalha a lado a lado com as academias da língua de nosso entorno", destacou.

Representando o presidente-executivo da Efe, José Antonio Vera, o diretor-geral anunciou o início de uma edição para o Cone Sul do portal corporativo da agência - www.efe.com -, especificamente dirigido aos mais de 70 milhões de moradores de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

O novo site represente, segundo Pérez, a "vertente social da Efe", que, com iniciativas como essa, "se aproxima dos cidadãos para conectá-los com seu entorno e oferecer uma informação ágil, séria, rigorosa e comprometida com seu território", explicou.

A inauguração da exposição da Efe, que poderá ser visitada até o fim de junho, contou também com a presença do embaixador da Espanha no Chile, Carlos Robles Fraga, e do embaixador da União Europeia no país, Rafael Dochao, assim como de outras personalidades do mundo político, econômico e social chileno.