IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Confiança dos consumidores sobe pela primeira vez desde 2013

24/05/2016 12h22

Rio de Janeiro, 24 mai (EFE).- O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) brasileiro subiu pela primeira vez desde dezembro de 2013, ao passar de 64,4 pontos registrados em abril para 67,9 em maio, segundo informou nesta terça-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV).

Apesar da melhora das perspectivas, este dado contrasta com o registrado no mesmo mês do ano passado, quando o índice marcava 74,4 pontos, ou seja, 6,5 pontos acima do dado publicado hoje.

Para a FGV, os consumidores começaram a recuperar o otimismo sobre o futuro da economia, apesar das últimas projeções realizadas por analistas consultados semanalmente pelo Banco Central apontarem que o Produto Interno Bruto (PIB) contrairá 3,83% em 2016.

"Embora o alta do ICC somente compense as quedas dos dois meses anteriores, houve uma evidente melhora das expectativas em maio e, pela primeira vez desde dezembro de 2013, o consumidor não é tão pessimista", afirmou a coordenadora do estudo, Viviane Bittencourt, citada em comunicado divulgado hoje pela fundação.

De acordo com a FGV, esta mudança de tendência obedece à "leitura favorável" feita pelos consumidores brasileiros em relação com o recente mudança de governo após a decisão do Congresso de tirar Dilma Rousseff da presidência, ocupada desde a semana passada de forma interina por Michel Temer.