IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Avião Solar Impulse II decola e segue viagem de volta ao mundo

25/05/2016 11h27

Genebra, 25 mai (EFE).- O avião Solar Impulse II, que voa utilizando a energia captada do sol, decolou nesta quarta-feira de Ohio (EUA) com destino ao estado da Pensilvânia, em voo que deve durar aproximadamente 17 horas.

A decolagem do avião, que dá a volta ao mundo para tentar demonstrar a potencialidade das energias renováveis, aconteceu após ser adiada por conta de um problema no hangar móvel.

Algumas partes da fuselagem atingiram o tecido do hangar, que desinflou em pouco mais de dois minutos. Fato que fez com que engenheiros e técnicos realizassem uma revista completa do avião.

A informação inicial é que análise dos técnicos duraria alguns dias, mas conseguiram realizá-la em algumas horas e decidiram aproveitar as condições meteorológicas ideais para a decolagem do avião solar.

Durante sua primeira hora no ar, o piloto Bertrand Piccard, autor do projeto, ajustou com a equipe no centro de controle diferentes parâmetros do avião, entre eles alguns relacionados com o consumo da energia armazenada em suas asas, em particular quando o avião sobrevoava zonas densamente povoadas.

O segundo modelo do Solar Impulse iniciou há 14 meses sua viagem de volta ao mundo. Sua próxima etapa será a Europa, para depois seguir para Abu Dhabi, seu destino final.