IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

TEB, o gigantesco ônibus chinês que se ergue acima dos engarrafamentos

26/05/2016 08h29

Pequim, 26 mai (EFE).- Uma empresa chinesa construiu um gigantesco ônibus elevado o qual não vai parar em engarrafamentos, já que funcionará através de um sistema de trilhos que lhe permitirão circular acima dos automóveis particulares, informou a emissora governamental "CCTV".

O modelo de Ônibus de Passagem Elevado (TEB, na sigla em inglês) foi apresentado em escala de miniatura na 19ª Exposição Internacional de Alta Tecnologia de Pequim, onde os visitantes puderam observar um minúsculo TEB em funcionamento, segundo a fonte.

Este tipo de ônibus se movimenta através de trilhos que se situam entre si a uma distância de duas pistas para carros e a uma altura considerável se eleva o corpo do aparelho, sustentado por duas paredes encaixadas nos trilhos.

O amplo espaço que fica abaixo do corpo do ônibus permite que os carros avancem sob a máquina, ou - se houver engarrafamentos - que o ônibus avance sobre eles.

Segundo os dados desta empresa de alta tecnologia divulgados à "CCTV", este transporte público teria uma capacidade de 1.200 pessoas por aparelho.

Também assegura que o tempo de instalação é de um ano e que começará a ser construído o primeiro destes meios de transporte no final deste ano, na cidade de Qinhuangdao (província nordeste de Hebei).

Por outro lado, segundo dados da agência de notícias governamental "Xinhua", o TEB seria composto por quatro vagões ligados com comprimento total de entre 58 e 62 metros, uma altura de entre 4,5 e 4,7 metros e largura de 7,8 metros.

O espaço inferior pelo qual passariam os veículos terá altura de entre 2,1 e 2,2 metros.