IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ano de 2015 foi o melhor da história para as energias renováveis

31/05/2016 21h54

Toronto (Canadá), 31 mai (EFE).- O ano de 2015 foi o melhor da história para as energias renováveis graças à ativação de instalações capazes de gerar 147 gigawatts de eletricidade, o maior incremento na história, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira.

O estudo "Renewables 2016 Global Status Report", da organização REN21, vinculada ao Programa Ambiental das Nações Unidas (PNUMA), demonstra que os investimentos em renováveis também alcançaram níveis históricos em 2015: US$ 286 bilhões.

Este número não contabiliza os investimentos em grandes usinas de energia hidráulica (de mais de 50 megawatts).

A REN21 explicou que o aumento aconteceu em grande parte porque "as energias renováveis agora são competitivas" com combustíveis fósseis em muitos mercados.

Além disso, a imensa maioria dos países do mundo (146) já colocou em andamento políticas para apoiar os objetivos de energia renovável.

A estes dois fatores se somam o melhor acesso a financiamento, preocupações com a segurança energética e o meio ambiente e "a crescente demanda por serviços modernos de energia em economias desenvolvidas e emergentes".

A secretária-executiva da REN21, Christine Lins, afirmou em comunicado que "o realmente extraordinário destes resultados é que foram alcançados em um momento no qual os preços dos combustíveis fósseis estão em níveis historicamente baixos".

Lins também destacou que os combustíveis fósseis seguem recebendo mais subvenções que as energias renováveis.

"Por cada dólar gasto em impulsionar as renováveis, gastaram-se quase US$ 4 em manter nossa dependência dos combustíveis fósseis", salientou.

O relatório também constatou a importância da China no desenvolvimento de energias renováveis: mais de um terço dos investimentos globais em 2015 foram realizados pelo gigante asiático.

Também pela primeira vez, os países em desenvolvimento ultrapassaram os desenvolvidos, no ano passado, em investimentos em energias renováveis.