IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índia lança foguete e põe 20 satélites em órbita com sucesso

22/06/2016 03h53

Nova Deli, 22 jun (EFE).- A Índia lançou nesta quarta-feira para o espaço 20 satélites em um só foguete, um recorde para o país asiático, que será colocado em órbita três indianos e de outras 17 nações como os Estados Unidos, Alemanha e Canadá.

O lançamento aconteceu com um veículo polar PSLV-C34 às 9h26 (hora local), a partir de uma plataforma na base de Sriharikota, no estado de Andhra Pradesh, informou a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO, sigla em inglês).

A agência espacial indiana transmitiu ao vivo todo o processo desde a contagem regressiva até a confirmação do sucesso da operação quase meia hora depois do lançamento do foguete, momento em que começou a distribuir os satélites no espaço.

Entre os 13 satélites de fabricação americana de pequeno formato colocados em órbita hoje se inclui um de 1,1 tonelada fabricado pela Terra Bella, propriedade do Google, que terá a função de registrar imagens e vídeos da Terra com uma resolução muito alta.

O lançamento de hoje de 20 satélites em um só foguete representa um número recorde para a Índia e se aproxima dos 29 que os EUA colocou em órbita em 2013 e aos 33 enviados para o espaço pela Rússia no ano seguinte.