IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Rede hoteleira americana começa operar em Cuba pela primeira vez desde 1959

29/06/2016 01h58

Havana, 28 jun (EFE).- A rede Starwood se tornou na terça-feira (28) a primeira companhia dos Estados Unidos a operar um hotel em Cuba desde 1959, o "Four Points by Sheraton" de Havana, que será comandado em conjunto com a empresa estatal cubana Gaivota.

"Este projeto é uma grande conquista e considero que é um grande passo não só para Starwood mas para a indústria hoteleira cubana", disse o chefe de Operações da Starwood para a América Latina, Jorge Giannattasio, durante apresentação da nova marca da instalação cubana.

O antigo "Hotel Quinta Avenida" agora batizado de "Four Points by Sheraton" é fruto do primeiro acordo bilateral entre o governo de Cuba e uma empresa hoteleira dos EUA em mais de cinco décadas, conseguido depois que a Starwood recebesse autorização do Departamento do Tesouro americano para operar em Cuba, no contexto do processo da normalização de relações entre os dois países.

Giannattasio comentou com à agência de notícias Efe sobre o futuro da rede hoteleira em Cuba. "Este é um país que está cheio de oportunidades, há um grande entusiasmo no mundo por Cuba, e é uma excelente oportunidade para a Starwood estar presente no momento e o mercado adequado", afirmou.

Ele disse que a empresa tem outros dois projetos em Havana, um deles assinado com o Hotel Inglaterra, já em fase avançada, e uma carta de intenção assinada com o "Santa Isabel", localizado no centro histórico da capital cubana, que esperam num futuro próximo inclui-lo em sua "Coleção de Luxo".

Para a Gaivota, segundo afirmou seu presidente Carlos Latuff durante a cerimônia de inauguração, este momento significa um "novo capítulo" na hotelaria cubana em ligar seu "profissionalismo e experiência" com o reconhecido prestígio internacional da Starwood.

"Este será o início de uma longa relação de trabalho que será marcado pelo respeito mútuo e a convicção de que o futuro nos trará grandes realizações", disse.

Cuba recebeu mais de 3,5 milhões visitantes estrangeiros em 2015, e segundo economistas do setor, entre eles estão cerca de 145 mil americanos, 79% a mais que o ano anterior, amparados em 12 licenças gerais aprovadas pelo governo do presidente Barack Obama.

Neste ano, as previsões das autoridades turísticas cubanas indicam que o país receberá 3,7 milhões de turistas estrangeiros.