Avião solar começa última etapa para completar volta ao mundo
Cairo, 24 jul (EFE).- O Solar Impulsione II, o avião que funciona exclusivamente com energia solar, decolou neste sábado do aeroporto do Cairo rumo a Abu Dhabi, em sua última etapa para completar a volta ao mundo, que começou em março de 2015.
Com o piloto Bertrand Piccard no comando, o avião decolou por volta de 1h (horário local, 20h em Brasília), como estava previsto.
O voo até os Emirados Árabes Unidos durará 48 horas, segundo os organizadores em seu site oficial, que temiam que o avião não pudesse decolar devido ao vento.
A decolagem do Solar Impulsione II, previsto em um primeiro momento para o último dia 16, atrasou primeiro por um "mal-estar estomacal" de Piccard e posteriormente devido às altas temperaturas sobre a península arábica.
Segundo explicou a organização em seu site, as altas temperaturas reduzem a densidade do ar que, por sua vez, diminui quanto maior a altitude, por isso que o avião solar precisaria gastar mais energia para que as hélices impulsionem o avião.
Quando aterrissar em Abu Dhabi, o Solar Impulsione II terá percorrido mais de 40 mil quilômetros, e sobrevoado o mar da Arábia, Índia, Mianmar, China, os oceanos Pacífico e Atlântico, Estados Unidos, sul da Europa e norte da África desde março de 2015.
O avião, equipado com mais de 17 mil células fotovoltaicas, é fabricado com fibra de carbono e se sustenta com uma envergadura maior que a do Boeing 747, mas desloca um peso similar ao de um automóvel familiar vazio.
Além disso, mantém uma velocidade de travessia de entre 45 e 90 km/h, e chega a um teto de voo máximo de 8.500 metros de altitude. EFE
jfu/ma
Com o piloto Bertrand Piccard no comando, o avião decolou por volta de 1h (horário local, 20h em Brasília), como estava previsto.
O voo até os Emirados Árabes Unidos durará 48 horas, segundo os organizadores em seu site oficial, que temiam que o avião não pudesse decolar devido ao vento.
A decolagem do Solar Impulsione II, previsto em um primeiro momento para o último dia 16, atrasou primeiro por um "mal-estar estomacal" de Piccard e posteriormente devido às altas temperaturas sobre a península arábica.
Segundo explicou a organização em seu site, as altas temperaturas reduzem a densidade do ar que, por sua vez, diminui quanto maior a altitude, por isso que o avião solar precisaria gastar mais energia para que as hélices impulsionem o avião.
Quando aterrissar em Abu Dhabi, o Solar Impulsione II terá percorrido mais de 40 mil quilômetros, e sobrevoado o mar da Arábia, Índia, Mianmar, China, os oceanos Pacífico e Atlântico, Estados Unidos, sul da Europa e norte da África desde março de 2015.
O avião, equipado com mais de 17 mil células fotovoltaicas, é fabricado com fibra de carbono e se sustenta com uma envergadura maior que a do Boeing 747, mas desloca um peso similar ao de um automóvel familiar vazio.
Além disso, mantém uma velocidade de travessia de entre 45 e 90 km/h, e chega a um teto de voo máximo de 8.500 metros de altitude. EFE
jfu/ma
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.