IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Avião solar começa última etapa para completar volta ao mundo

23/07/2016 21h19

Cairo, 24 jul (EFE).- O Solar Impulsione II, o avião que funciona exclusivamente com energia solar, decolou neste sábado do aeroporto do Cairo rumo a Abu Dhabi, em sua última etapa para completar a volta ao mundo, que começou em março de 2015.

Com o piloto Bertrand Piccard no comando, o avião decolou por volta de 1h (horário local, 20h em Brasília), como estava previsto.

O voo até os Emirados Árabes Unidos durará 48 horas, segundo os organizadores em seu site oficial, que temiam que o avião não pudesse decolar devido ao vento.

A decolagem do Solar Impulsione II, previsto em um primeiro momento para o último dia 16, atrasou primeiro por um "mal-estar estomacal" de Piccard e posteriormente devido às altas temperaturas sobre a península arábica.

Segundo explicou a organização em seu site, as altas temperaturas reduzem a densidade do ar que, por sua vez, diminui quanto maior a altitude, por isso que o avião solar precisaria gastar mais energia para que as hélices impulsionem o avião.

Quando aterrissar em Abu Dhabi, o Solar Impulsione II terá percorrido mais de 40 mil quilômetros, e sobrevoado o mar da Arábia, Índia, Mianmar, China, os oceanos Pacífico e Atlântico, Estados Unidos, sul da Europa e norte da África desde março de 2015.

O avião, equipado com mais de 17 mil células fotovoltaicas, é fabricado com fibra de carbono e se sustenta com uma envergadura maior que a do Boeing 747, mas desloca um peso similar ao de um automóvel familiar vazio.

Além disso, mantém uma velocidade de travessia de entre 45 e 90 km/h, e chega a um teto de voo máximo de 8.500 metros de altitude. EFE

jfu/ma