IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Especialistas restauram primeira gravação musical feita com computador

26/09/2016 08h22

Sydney (Austrália), 26 set (EFE).- Especialistas da Universidade de Canteburry, na Nova Zelândia, anunciaram nesta segunda-feira que conseguiram restaurar a primeira gravação musical feita com um computador que se tem conhecimento.

Há 65 anos, foram gravados o hino britânico e a música número um de vendas da época, "In the Mood", de Gleen Miller e uma canção de ninar. Técnicos da "BBC", serviço público de rádio, televisão e internet do Reino Unido, realizou o registro em 1951 com o computador criado pelo matemático britânico Alan Turing, considerado um dos país da ciência da computação.

"Agora podemos voltar a escutar o verdadeiro som deste computador ancestral pela primeira vez em mais de meio século", destacou em comunicado o responsável pelo projeto, professor Jack Copeland.

"Foi um momento maravilhoso quando pudemos ouvir pela primeira vez o verdadeiro som do computador de Turing", afirmou Copeland, autor da biografia "Turing, Pioneer of Information Age".

"Hoje, tudo o que sobrou daquela gravação foi um disco de acetato de 12 polegadas feito por técnicos da 'BBC'. O computador há tempos foi desmantelado, portanto, essa gravação é a única janela para aquele momento histórico", disse o professor.

Copeland teve ajuda do compositor Jason Long, aluno de Cantebury, para superar as dificuldades apresentadas para decifrar o disco e descobrir as gravações do hino britânico, da música de ninar inglesa "Baa Baa Black Sheep" e o sucesso de Miller "In the Mood".