IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Centenas de taxistas protestam em Lisboa contra o Uber

10/10/2016 06h53

Lisboa, 10 out (EFE).- Centenas de taxistas começaram nesta segunda-feira a protestar centro de Lisboa contra a anunciada legalização de plataformas de transporte como o Uber, acompanhados por vários colegas espanhóis e vigiados por uma ampla operação policial.

A manifestação arrancou por volta das 9h (horário local, 5h em Brasília) do Parque das Nações de Lisboa em silêncio e de forma ordenada.

A caravana inclui vários veículos que levam a bandeira da Espanha, de onde se deslocaram em solidariedade a seus colegas portugueses representantes do setor em Madri (Fedetaxi) e Barcelona (STAC).

O protesto, que deve terminar na sede do parlamento português, se dirigiu em primeiro lugar ao aeroporto, que por volta das 10h já estava abarrotado de veículos.

Lá foram vistas as primeiras cenas de tensão entre os presentes, que mantiveram acaloradas discussões e um ou outro confronto.

Os taxistas portugueses protestam contra a legislação que o governo espera aprovar este mês para legalizar a atividade destas plataformas, que passarão a ser consideradas "prestadoras de serviços de tecnologia".

Isto implica que, sem contar com os benefícios fiscais aos quais têm acesso os taxistas, poderão operar com permissão prévia do regulador de transportes, além de que estarão obrigados a ter sede ou representante legal em Portugal e emitir fatura eletrônica.