IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

May espera que saída do Reino Unido da UE seja ordenada e harmônica

10/10/2016 10h36

Copenhague, 10 out (EFE).- A primeira-ministra britânica, Theresa May, declarou nesta segunda-feira que espera que a saída do Reino Unido da União Europeia após o triunfo do "Brexit" no referendo de junho seja um adeus "ordenado" e "harmônico".

"Abandonamos a União Europeia, mas não damos as costas à Europa. Espero que seja um adeus harmônico e ordenado. É em interesse do Reino Unido e do resto de países da UE", afirmou May em entrevista coletiva conjunta com seu colega dinamarquês, Lars Lokke Rasmussen.

May reiterou que ativará o artigo 50 do Tratado de Lisboa, sobre a saída de um Estado comunitário da UE, antes do final de março e que garantirá os direitos dos cidadãos comunitários residentes em seu país na mesma medida que os dos britânicos residentes na UE.

"É trágico que o Reino Unido abandone a União Europeia, mas os britânicos tomaram sua decisão e respeitamos", declarou Rasmussen após um almoço de trabalho entre ambos líderes em Marienborg, a residência do primeiro-ministro dinamarquês situada aos arredores de Copenhague.