IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cientistas chilenos criam sistema de controle de geadas único no mundo

22/10/2016 10h22

Cristóbal Chávez Bravo.

Santiago (Chile), 22 out (EFE).- Uma equipe de cientistas chilenos desenvolveu uma inovadora plataforma móvel que, além de gerar energia eólica, permite otimizar a criação de gado e combater as geadas que prejudicam a produção agrícola do país.

As geadas, um fenômeno meteorológico que ocorre quando a temperatura é inferior ao ponto de congelamento da água, é um problema que afeta especialmente o campo. Os agricultores sabem o que fazer para evitar que suas colheitas sejam perdidas.

De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a mudança climática aumentou os eventos extremos, como inundações, secas e geadas.

No município de Machalí, cerca de 100 quilômetros ao sul de Santiago, este grupo de especialistas aplicou com sucesso a nova invenção. Os técnicos movimentam a plataforma com um braço articulado que conta com uma hélice portátil na extremidade. O objetivo é controlar as geadas que afetam a produção agrícola.

"Para dar um pouco mais de inovação ao projeto, pensamos que a corrente de ar gerada pela hélice poderia servir não só para controlar as geadas, mas também como um importante insumo na agricultura", explicou o diretor da agência de inovação Chile Sustenta, Rodolfo Cortés.

Os cientistas utilizam o vento gerado pelas hélices para hidratar ou desidratar a fruta aplicando ar quente ou regando com água fresca.

As características desta plataforma, de origem neozelandesa e fabricada com tecnologia chilena, a transforma em uma ferramenta útil para qualquer estação do ano.

Graças à altura da estrutura, a plataforma também é utilizada para gerar energia eólica, que pode ser usada em galinheiros, estábulos e outras instalações agropecuárias.

Segundo o pesquisador Thomas Fichet, acadêmico da Universidad de Chile, "a ideia é aplicar esta tecnologia em novos serviços que a transformem em uma ferramenta multitarefa na agropecuária". Um deles é o cuidado com o gado.

"Os porcos, no verão, quando o termômetro supera os 28 graus, entram em um estado de letargia. Cochilam e não comem. Então os cuidadores costumam bater nos animais para que acordem", disse o engenheiro agrônomo Rodolfo Cortés.

Segundo o especialista, a melhor solução encontrada "foi regular a velocidade das hélices e injetar água, para molhar os porcos".

"Um porco que não dorme demora uns 220 dias para ficar pronto para ser trabalhado. Com nosso sistema, volta ao seu período normal, que é de 180 dias", explicou.

Este mecanismo ajuda a controlar as altas temperaturas nos espaços criadores de gado, graças ao ar úmido que das hélices, uma técnica que segundo os produtores teve resultados muito positivos durante o último verão.

A invenção também é eficiente no que se refere ao consumo de combustível. Os criadores detalham que a plataforma requer cinco litros de petróleo por hora, uma quantidade sensivelmente inferior aos sistemas convencionais, que precisam de 50 litros.

"Isto é como um celular, que inicialmente surgiu para falar por telefone e hoje tem um montão de aplicativos. Demos um valor agregado a esta hélice portátil e buscamos algum uso adicional", comentou Cortés.

O projeto tem o apoio da Universidad de Chile e do governo da região de O'Higgins, uma das zonas chilenas mais castigada por fortes geadas nos últimos três anos.

O ministro da Agricultura, Carlos Furche, disse recentemente à Agência Efe que uma das razões para introduzir esta tecnologia no campo chileno é proteger das geadas a produção de cerejas do país, a maior do mundo.

Patrício Bustamante trabalha com produtores de cerejas no município Curicó, 200 quilômetros ao sul de Santiago. O empresário explica que além de controlar as geadas, esta plataforma móvel também é utilizada para distribuir água pelos centros de produção da fruta.

"Colocamos aspersores na ponta das hélices para hidratar as frutas e assim manter o ambiente fresco, porque as temperaturas em dezembro (verão) são muito elevadas", afirmou Bustamante.