IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB dos EUA cresceu 2,9% no terceiro trimestre do ano

28/10/2016 11h40

Washington, 28 out (EFE).- O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu a um ritmo anual de 2,9% entre julho e setembro, mais que o esperado e mais do que o dobro dos 1,4% do trimestre anterior, informou nesta sexta-feira o governo do país.

Esse crescimento de 2,9% da economia no terceiro trimestre foi, além disso, o maior em dois anos, segundo o primeiro cálculo do Departamento de Comércio sobre a evolução do PIB entre julho e setembro.

A economia americana começou o ano com um crescimento frágil, de apenas 0,8% entre janeiro e março, que foi se acelerando paulatinamente até 1,4% do segundo trimestre e 2,9% do terceiro.

Os analistas preveem que o crescimento robusto registrado de julho a setembro se mantenha durante o último trimestre do ano.

A despesa dos consumidores, verdadeiro motor da economia dos EUA, aumentou entre julho e setembro a um ritmo anual de 2,1%.

Junto com esse indicador, no terceiro trimestre também aumentaram as exportações, o investimento em estoques e a despesa do governo federal, de acordo com o relatório do Departamento de Comércio.

A aceleração do PIB no terceiro trimestre consolida as previsões sobre que o Federal Reserve (Fed, banco central americano), anunciará em dezembro, em sua última reunião de política monetária do ano, uma nova alta da taxa básica de juros, atualmente entre 0,25% e 0,50%.