IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Toyota cai na Bolsa de Tóquio após ameaça tarifária de Trump

05/01/2017 23h21

Tóquio, 6 jan (EFE).- As ações da Toyota Motor caíram nesta sexta-feira (data local) na Bolsa de Tóquio depois que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou a montadora japonesa com tarifas alfandegários se continuar a construção de sua nova unidade de montagem de veículos no México.

O preço das ações da companhia japonesa caiu até 3,1% nos primeiros minutos de negociação, para US$ 59, depois que os investidores de Tóquio receberam com ceticismo o ultimato de Trump.

A Toyota começou a construir em novembro passado uma nova fábrica em Guanajuato, México, onde deveria produzir a partir de 2019 até 200 mil unidades por ano do modelo Corolla, o segundo de mais vendas nos EUA em seu segmento, e que atualmente é montado em unidades em Mississipi (EUA) e Cambridge (Canadá).

O ultimato de Trump à Toyota aconteceu depois que na terça-feira a General Motors (GM) foi ameaçada com tarifas se mantiver a produção no México do compacto Chevrolet Cruze Hatch que depois é exportado em pequenas quantidades pára os EUA.