IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Raúl Castro recebe presidente da Câmara de Comércio dos EUA

13/01/2017 22h47

Havana, 13 jan (EFE).- O líder cubano Raúl Castro recebeu nesta sexta-feira em Havana o presidente da Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Thomas Donohue, com quem dialogou sobre "temas de interesse", informaram veículos de comunicação oficiais da ilha.

Durante as conversas, Donohue esteve acompanhado pelo vice-presidente para as Américas da Câmara de Comércio, Jodi Hanson Bond, e por Maurice Greenberg, titular da companhia de seguros Starr, segundo a agência estatal "Prensa Latina".

Pela parte cubana participaram da reunião o ministro do Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro, Rodrigo Malmierca, e a diretora-geral dos Estados Unidos da chancelaria, Josefina Vidal.

Também nesta sexta, Donohue e sua comitiva se encontraram com o ministro de Economia e Planejamento cubano, Ricardo Cabrisas, e com a ministra de Finanças e Preços, Lina Pedraza.

Por enquanto as autoridades cubanas não divulgaram detalhes sobre os assuntos abordados com Donohue.

O presidente da Câmara de Comércio dos EUA já havia visitado a ilha em outras ocasiões: em 1999 se reuniu com o então presidente cubano, Fidel Castro, já falecido, e em maio do 2014 foi recebido pela primeira vez por Raúl Castro, sete meses antes que se anunciasse o reatamento das relações diplomáticas entre Washington e Havana.

O alto executivo voltou a encontrar Raúl Castro em abril de 2015 no Panamá, durante a 7ª Cúpula das Américas.

A visita de Donohue acontece em um momento de incerteza sobre o futuro das relações entre Cuba e EUA, já que o presidente eleito Donald Trump, que assumirá o cargo na próxima semana, é crítico das medidas de aproximação impulsionadas pelo seu antecessor, Barack Obama.

A Câmara de Comércio dos EUA é uma das instituições que historicamente sempre pressionou para que Washington elimine o embargo comercial imposto a Cuba e, antes que começasse o degelo entre os dois países, também defendeu a necessidade dessa aproximação.