IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Facebook construirá em território dinamarquês seu 3º data center na Europa

19/01/2017 11h27

Copenhague, 19 jan (EFE).- A companhia americana Facebook anunciou nesta quinta-feira que construirá seu terceiro centro de dados na Europa na cidade de Odense, na região central da Dinamarca.

O projeto, que deve entrar em operação em 2020, inclui duas grandes edificações que estarão situadas em uma área industrial de 55 mil metros quadrados, revelou na apresentação em Odense o diretor de data centers do Facebook, Niall McEntegart, sem especificar o orçamento, de "milhões de dólares".

McEntegart assegurou que o novo data center será uma das instalações mais eficientes deste tipo no mundo do ponto de vista energético, graças, entre outros fatores, ao clima nórdico, que ajudará a manter frios os servidores.

O de Odense é o terceiro centro de dados apresentado na Europa da companhia, depois dos de Lulea (Suécia) e de Clonee (Irlanda).

O governo dinamarquês destacou em comunicado que o anúncio do Facebook segue o da Apple, que há dois anos apresentou um projeto similar para Viborg, no oeste da Dinamarca, e se mostrou confiante de que fortalecerá sua posição como um país atrativo para receber centros de dados globais.