IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasileiro Carlos Ghosn deixará seu cargo de executivo-chefe da Nissan

22/02/2017 23h52

Tóquio, 23 fev (EFE).- O brasileiro Carlos Ghosn deixará seu cargo de executivo-chefe da Nissan no próximo dia 1º de abril, mas permanecerá como presidente da montadora japonesa, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira pela empresa.

O japonês Hiroto Saikawa será o responsável por substituir Ghosn no cargo após a nomeação do brasileiro como presidente do Conselho de Administração da Mitsubishi Motors no final do ano passado, por causa da aquisição de 34% da empresa, após o caso de falsificação dos dados de consumo de combustível de vários de seus mini veículos.

Ghosn, que também é presidente e CEO da Renault, vai se concentrar a partir de agora na "expansão e administração da aliança" automobilística, sem abandonar suas responsabilidades com a Nissan.

"Como presidente da Nissan vou continuar supervisionando e orientando a empresa, tanto em sua independência como dentro da aliança. Esta mudança planejada também me permitirá dedicar mais tempo e energia na gestão dos desenvolvimentos estratégico e operacional, assim como a expansão da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi", disse Ghosn.

O executivo, que buscará renovar seu mandato na Assembleia Geral dos acionistas que acontecerá em junho, disse que pretende "assegurar que todos os membros se beneficiam das vantagens competitivas" da associação.

Ghosn acredita ser o "momento adequado" para esta sucessão e diz estar "seguro que a equipe de gestão que desenvolvi na Nissan nos últimos 18 anos - entre eles Saikawa - tem o talento e a experiência para cumprir com os objetivos operacionais e estratégicos da empresa".

Hiroto Saikawa, atualmente Co-CEO da Nissan, ingressou na empresa em 1977, e desde o ano de 1999 desempenhou diversos cargos de alta direção.

Além disso, o japonês é presidente da Associação de Fabricantes de Veículos do Japão (JAMA), e durante dez anos (2006-2016) fez parte do Conselho de Administração da Renault.