IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China expulsa da indústria seguradora quarta maior fortuna do país

25/02/2017 02h03

Pequim, 25 fev (EFE).- A Comissão Reguladora das Seguradoras da China expulsou da indústria durante dez anos Yao Zhenhua, quarta maior fortuna do país, por cometer irregularidades na compra de ações do gigante imobiliário Vanke.

Yao, fundador do conglomerado financeiro Baoneng, passou informação falsa para ser autorizado a ampliar o capital de sua filial seguradora Foresea Life, uma operação com a qual financiou a aquisição de títulos da Vanke, informou hoje a imprensa oficial.

Após uma investigação, o regulador chinês concluiu que a Foresea Life não usou fundos de seus acionistas, como afirmou então, para essa ampliação de capital de novembro de 2015 que lhe permitiu se transformar em sócio majoritário na Vanke, abrindo uma luta pelo controle da imobiliária.

A comissão responsabilizou Yao por essa informação errônea diretamente e decidiu retirá-lo da presidência da Foresea Life e proibi-lo de participar do setor dos seguros durante a próxima década.

O regulador dos seguros anunciou também que a partir de agora dará assessoria para "melhorar" a gestão da Foresea Life, uma empresa que já sancionou em dezembro por seu envolvimento na disputa pelo controle da Vanke.

Com a suspensão de Yao da indústria seguradora se freia a ascensão no mundo corporativo chinês de um empresário praticamente desconhecido até há pouco mais de um ano e que em poucos meses chegou à quarta posição na lista Hurun (equivalente local da Forbes) dos mais ricos.