IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

UE recebe carta que ativa processo de saída do Reino Unido do bloco europeu

29/03/2017 08h59

Bruxelas, 29 mar (EFE).- A União Europeia (UE) recebeu nesta quarta-feira, às 13h20 hora local (8h20, em Brasília), a carta de Londres que inicia o processo de desligamento do Reino Unido do bloco europeu, anunciou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, através de sua conta no Twitter.

"Após nove meses, o Reino Unido entregou", disse Tusk, que postou uma fotografia na qual é visto junto ao embaixador britânico perante a UE, Tim Barrow, quando este entregou a carta.

Tusk acompanha a imagem com a frase "a carta do artigo 50", em referência ao artigo do Tratado de Lisboa que estabelece as negociações sobre a saída de um país comunitário.

A carta foi entregue enquanto a primeira-ministra britânica, Theresa May, se dirigia ao parlamento britânico para informar aos deputados sobre a ativação do documento.

Está previsto que Tusk compareça perante a imprensa às 13h45 local (8h45, em Brasília) para ler uma declaração sobre a notificação britânica.

O Reino Unido ficará fora da União no prazo de dois anos, salvo que os 27 acordem de maneira unânime continuar com as negociações, ou se o Reino Unido voltar atrás nesse prazo de 24 meses.

Espera-se que em 48 horas a partir desta quarta-feira, Tusk torne público uma minuta de "diretrizes negociadoras", que levarão em conta o conteúdo e as intenções expressadas na carta britânica.

Nas semanas posteriores, esse documento será debatido em diferentes níveis, indicaram à Agência Efe fontes europeias.

Os líderes dos 27 adotarão as diretrizes que fixarão os princípios básicos das negociações em uma cúpula extraordinária que acontecerá em 29 de abril.