IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Grécia vive primeira greve geral do ano contra novos cortes

Angelos Tzortzinis/ AFP
Imagem: Angelos Tzortzinis/ AFP

17/05/2017 03h53

Atenas, 17 mai (EFE).- A Grécia vive nesta quarta-feira (17) a primeira greve geral do ano, uma mobilização convocada pelos principais sindicatos do país contra a lei que engloba todas as medidas necessárias para fechar a segunda revisão do programa de resgate e que são condições necessárias para uma nova parcela da ajuda financeira.

O pacote jurídico que será debatido hoje no plenário do Parlamento e cuja votação está prevista para amanhã inclui um novo corte nas pensões a partir de 2019 e aumento de impostos em 2020.

Os sindicatos batizaram esta medida como "quarto memorando" por se tratar de ajustes adicionais não previstos no terceiro resgate que será aplicado uma vez vencido o programa atual.

Pela primeira vez em muito tempo a greve também foi apoiada pelos controladores aéreos, que deixaram de trabalhar entre às 5h e 9h (hora local), por isso todos os voos foram cancelados nesse horário no aeroporto de Atenas.

Os ônibus e bondes da região da capital grega, que já começaram a série de greves ontem, permaneceram nas garagens durante toda a noite e até às 3h (hora local) e voltaram a parar a partir das 15h (hora local).

Já o metrô funcionou entre às 3h e 13h (hora local), enquanto os trens ficaram completamente parados.

Os hospitais ofereceram apenas serviços mínimos, pois os médicos e enfermeiros realizam uma greve de 48 horas que terminará amanhã.

Os sindicatos convocaram manifestações de protesto em Atenas e nas principais cidades do país.