IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EUA priorizam cibersegurança com relação às eleições de novembro

21/03/2018 14h36

Washington, 21 mar (EFE).- A secretária de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Kristjen Nielsen, afirmou nesta quarta-feira que seu Governo está dando prioridade à cibersegurança sobre outros aspectos, como a proteção do sistema financeiro, com relação às eleições legislativas de novembro.

Em um comparecimento perante o Comitê de Inteligência do Senado, Nielsen afirmou que o Governo está "dando prioridade aos esforços eleitorais (...) acima de todos os outros setores críticos de infraestruturas", como o sistema financeiro, o energético e de comunicações.

A titular de Segurança Nacional assegurou que o Governo está trabalhando com os 50 estados dos EUA para ajudar a melhorar suas capacidades de cibersegurança antes do pleito.

Na audiência, vários senadores reiteraram suas críticas ao Governo de Donald Trump pelo que consideram uma lenta resposta à suposta ingerência da Rússia nas eleições de 2016, quando os sistemas eleitorais de 21 estados foram atacados, segundo as agências de inteligência dos Estados Unidos.

A respeito, a senadora republicana Susan Collins considerou que Nielsen não está atuando com "um sentido de urgência" para chegar a fundo no assunto, sobretudo perante a proximidade das eleições.

Segundo dados do Departamento de Segurança Nacional, só 14 dos 50 estados dos Estados Unidos pediram assistência ao Governo para detectar qualquer vulnerabilidade em seus sistemas informáticos e 30 solicitaram uma avaliação de suas redes de maneira remota.

A audiência tinha como objetivo avaliar os esforços do Governo de Trump para melhorar a segurança antes das eleições.